(77 ) 2103-8274

Dra. Priscilla Psiquiatra

Dra. Priscilla Psiquiatra

(77 ) 2103-8274
R. Guadalajara, 176 - Centro, Barreiras - BA, 47800-000
  • f
  • i
  • y

É preciso se desligar!

Muito bom seria se todas as pessoas pudessem tirar férias. E isso sob todos os aspectos: pessoal, social, profissional e, especialmente, do ponto de vista da saúde e do bem-estar.

 

O ambiente de trabalho muitas vezes é de pressão e, com metas cada vez mais difíceis de atingir, a cobrança só aumenta. Quer dizer, o profissional tem que dedicar sua vida quase integralmente, muitas vezes levando trabalho para casa e isso gera cansaço, fadiga, estresse. Tem também aqueles que se cobram excessivamente, impõem-se metas tão altas que acabam exagerando na dose. E, aí, o risco de a saúde mental ser afetada aumenta.

 

 

Tirar uns dias de férias significa ter um tempo de pausa em meio a essa correria toda. Cada pessoa necessita de um tempo para repor suas condições de calma, concentração e foco. Isso é essencial em praticamente todas as ocupações, seja o empresário, os colaboradores, a dona de casa e por ai vai. Então, para a saúde do próprio indivíduo e também para seu bom desempenho no trabalho, parar de vez em quando é fundamental.

 

O indivíduo  que não faz esta pausa necessária provavelmente está vivendo com enorme estresse, o que faz com que a glândula suprarrenal libere hormônios, como adrenalina e cortisol, na corrente sanguínea. Todas essas substâncias tem potencial para prejudicar o organismo, originando sintomas como, DEPRESSÃO, ALTERAÇÃO NO SONO, problemas vasculares e cardíacos, mudança do apetite, queda de imunidade elevação da pressão sanguínea, diabetes, tontura, entre outros. Em geral, pessoas que não descansam adequadamente são indivíduos ansiosos e inseguros. As consequências para sua saúde são óbvias: desgastes físicos e MENTAIS, além do risco de doenças, como observei acima. 

 

É importante analisar se você não está usando o trabalho para se esconder ou se proteger de algo. Se você tem notado que resiste muito em se presentear com o merecido descanso, pense mais em você, nos ganhos para sua saúde, aproveite o recesso desse final de ano para tirar suas férias de descanso e boa viagem!

Dra. Priscilla Psiquiatra
Todos os direitos reservados © 2020