(77 ) 2103-8274

Dra. Priscilla Psiquiatra

Dra. Priscilla Psiquiatra

(77 ) 2103-8274
R. Guadalajara, 176 - Centro, Barreiras - BA, 47800-000
  • f
  • i
  • y

Seu Herói também precisa de ajuda!

Inicialmente vista pelo senso comum como uma doença que afeta mais as mulheres, a depressão é a causa do sofrimento físico e emocional de muitos homens que desconhecem estar doentes. 

 

E, por que a depressão afeta mais silenciosamente os homens do que as mulheres? Por puro preconceito e medo de que esta ‘doença de fresco’ arranhe sua masculinidade. Afinal, homem não chora e muito menos expõe seus sentimentos, não é? 

 

O vocabulário emocional do homem costuma se restringir, com bonitas exceções, a sensações corporais como "cansado", com um "troço no peito", tesão e, no máximo, uma emoção vista como viril que é a raiva.

Angústia, medo, tristeza, desesperança, insatisfação, desencantamento, desapontamento, decepção, culpa, inveja, estão fora do campo de autoanálise de grande parte dos homens.

 

Existe até uma metáfora para caracterizar a depressão: se chama o grande cão negro (Black Dog). Ela foi usada pelo escritor inglês Samuel Johnson, em 1780, para descrever sua própria depressão e foi popularizada pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, que também enfrentou o problema. Tem até uma animação que tenta explicar a doença através da metáfora do Black Dog, que recentemente publiquei em minha página no Facebook. Vale a pena visitar para assistir. 

 

Em geral, a depressão não é parte normal do envelhecimento em homens ou mulheres por conta da redução da produção de alguns hormônios pela hipófise. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais tentou estabelecer um conjunto de critérios padronizados que distinguem tristeza “normal” de depressão clínica. Mas, fazer o diagnóstico continua a ser uma ciência inexata. Este não é um tumor físico que você pode medir em centímetros, mas através da medição de humor. 

 

A "cura" da depressão masculina está mais numa mudança individual e coletiva que se abre para a construção de homens múltiplos possíveis do que numa corrida do ouro para provar quem é o melhor, mas claro que se escutar, se perceber e ficar atento aos sinais do corpo sempre será um ótimo caminho. Veja os principais sintomas da depressão nos homens:

 

Fadiga; Dormir muito ou muito pouco; Dor de estômago ou dor nas costas; Irritabilidade; Dificuldade de concentração; Raiva ou hostilidade; Stress; Ansiedade; Abuso de substâncias; Disfunção sexual; Indecisão; Pensamentos suicidas. Ao se identificar com um grupo dos sintomas descritos, procure ajuda médica e psicoterapêutica imediatamente pois a depressão tem tratamento.

 

O último, e principal, conselho. Seja sincero com você mesmo, reconheça suas falhas, seus problemas e procure ajuda médica.

Dra. Priscilla Psiquiatra
Todos os direitos reservados © 2024